• Educar é tarefa que vai além dos limites da sala de aula.
    Educar é tarefa que vai além dos limites da sala de aula.

Uma trajetória Montessori: desenvolvimento e transformação

Crianças nascem, crescem… Tornam-se jovens a seguem amadurecendo pela vida. E uma trajetória Montessori está relacionada de forma direta ao desenvolvimento e à transformação.

Por isso, surgiu a Aldeia Montessori que, ao abrir suas portas em 1978, compreendeu que, no mundo contemporâneo,  educar é tarefa que vai além dos limites da sala de aula e da formalização de conteúdos.

Por isso, desde e sua “gestação”, a opção pelo Sistema Montessori parecia o caminho mais adequado para que a Aldeia pudesse ser, como imaginava Márcia Righetti, fundadora da escola, o espaço dedicado ao desenvolvimento e as transformações pelas quais passariam as crianças em seu processo de crescimento.

As trajetórias da escola e de sua idealizadora se misturam nesses 40 anos de educação, permeados por muito estudo, conexões com diferentes instituições montessorianas e parcerias que ajudaram a Aldeia nessa extensa caminhada.

A Smirna, desenvolvedora de material didático para salas montessori é um desses parceiros. Sua relação com a Aldeia extrapola o interesse comercial, pois partilham o mesmo ideal educativo legado por Maria Montessori.

Em homenagem às quatro décadas de atuação a Aldeia, a Smirna, carinhosamente, publicou uma matéria sobre Márcia Righetti e a sua trajetória Montessori.

Para ler esta homenagem, clique aqui.

Assim se faz educação relevante: unindo pessoas por meio e ideais e valores de vida que vão muito além do muros de uma escola.



X