Aldeia no dia a dia

Uma trajetória Montessori

Crianças nascem, crescem… Tornam-se jovens a seguem amadurecendo pela vida. Ao abrir suas portas em 1978, a Aldeia Montessori compreendeu que no mundo contemporâneo educar é tarefa que vai além dos limites da sala de aula e da formalização de conteúdos. Por isso, desde e sua “gestação”, a opção pelo Sistema Montessori parecia o caminho […]

O tempo das crianças...

Uma escolha entre uma profusão de estímulos e a necessidade do ócio criativo. Crianças são pura energia e, para muitos pais, é preciso mantê-las ocupadas. Então, quando conversamos com elas, é comum comprovarmos a extensa lista de “obrigações” que possuem desde muito pequenas: futebol, capoeira, natação, balé, sapateado, inglês, kumon e assim por diante. Alguns […]

Tempo de acolhida: adaptação e novas rotinas

A adaptação sempre levou os humanos a se tornarem capazes! Foi assim que começou a ser escrita a história da humanidade. E é assim com cada ser humano: foi comigo, com você e também será com seu filho. Cada um de nós escreve sua história no processo de adaptar-se, de educar-se. É esse processo que […]

O que todos nós podemos aprender em um ambiente Montessori?

Para muitos, “Montessori” é ainda alguma coisa relacionada à primeira infância, algum tipo de escola vista, talvez, como alternativa e um pouco privilegiada. Quando meu filho mais velho chegou à idade pré-escolar, e depois o mais novo, eu os matriculei numa pré-    -escola Montessori. Naquela época, eu era professora na Educação Básica da rede pública […]

Liberdade & Responsabilidade

Quando você escolhe uma Escola Montessori para seu filho, muitas vezes o conceito de “liberdade”, da qual tanto se ouve falar sobre esse tipo de escola, não está bem claro pra você. Pensa-se que a relação das crianças com o ambiente, com as outras crianças e com os adultos é construída num processo “livre” e […]

Conhecer as crianças para poder ajudá-las: um desafio para quem educa!

Muitas vezes nos pegamos julgando crianças pequenas como agressivas, mas o que assim denominamos pode ser apenas uma forma de relacionamento que ainda não encontrou o equilíbrio, um comportamento reativo que se expressa. Este é um assunto bastante amplo e podemos notar suas raízes desde o início das relações das crianças ainda na Educação Infantil. […]

Novo ano letivo: tudo começa com um abraço!

Em todo início de ano letivo, recebemos nossas crianças em suas novas classes… E cuidamos de cada detalhe para acolhê-las! A começar pelo ambiente físico, para que seja seguro, confortável, inspirador da cultura e belo, preparado de forma a nutrir a curiosidade de cada aprendiz que desfrute dos nossos ambientes. O espaço socioafetivo é outro item que merece […]

O que é Montessori?

Já são mais de cem anos de aplicação de pressupostos, estratégias didáticas e de uma filosofia de educação que se iniciou em 1907 na Casa Dei Bambini, do bairro de San Lorenzo, em Roma.Seu principal instrumento de trabalho, como médica e cientista que foi, antes de abraçar a Pedagogia, foi a observação. Investigar o que as crianças mostravam em seu processo de desenvolvimento, nas formas como aprendiam e como estabeleciam as relações no mundo. Uma escuta profunda do universo infantil.

Limites, disciplina e liberdade

Por Márcia Righetti – É comum recebermos para visitar nossa Aldeia famílias que buscam uma escola Montessori em nome da tão propagada “liberdade” que entendem que a metodologia oferece. Propaganda certamente não entendida, pois vejo essas famílias pensarem que seus filhos vão poder fazer o que quiserem na escola. Uma contrapartida do que parecem encontrar […]

O que está por trás de um ambiente Montessori?

Por Márcia Righetti – Há mais de cem anos, Dra. Maria Montessori percebeu que a curiosidade natural das crianças poderia ser o centro de uma educação que efetivamente desenvolveria suas capacidades verdadeiras. Suas primeiras experiências envolviam crianças de zonas de risco, com necessidades especiais; porém, mesmo assim, os resultados surpreenderam todos naquele tempo. Seus conhecimentos […]

O Processo de Alfabetização - O caminho da criança do real ao ortográfico.

Por Márcia Righetti – O processo de alfabetização é por vezes uma grande preocupação dos pais; assim como é o vestibular, a busca pelo primeiro emprego ou foi o aprender a andar, a falar, ou seja, cada acontecimento que marca uma nova etapa a ser vencida no desenvolvimento natural dos filhos. Na metodologia Montessori, ele […]

Sobre birras, liberdade e limites

Por Márcia Righetti – Certamente todos nós já presenciamos (ou protagonizamos) a cena de estarmos em algum local público com uma criança que se esgoela, chora, bate pé e se debate diante de alguma negação ou frustração. A birra é um comportamento muito comum apresentado por crianças, mas nem sempre compreendido em sua essência pelos […]

X