Página de posts do Blog

09 de setembro 2020

150 anos de Maria Montessori

A Educadora que valorizou o Aluno

Aprender está em cada um de nós.

“Se houver para a humanidade uma esperança de salvação e de ajuda, esta ajuda só pode vir da criança, porque é nela que se constrói o homem.”

Maria Montessori

Este ano celebramos os 150 anos de Maria Montessori, um dos poucos nomes na educação que são difundidos fora dos círculos de especialistas, com um legado que abraça adeptos em inúmeros países do globo.

Sua fundadora, a italiana Maria Montessori, uma das primeiras mulheres a se formar em medicina em seu país; foi também pioneira no campo pedagógico ao dar mais ênfase ao protagonismo do aprendiz e ao seu processo de autoeducação.

Montessori acreditava que a educação é uma conquista da criança, ao perceber que já nascemos com capacidade de ensinar a nós mesmos, se nos forem dadas as condições.

Assim, atividade, liberdade e um ambiente que ensina ao aluno são as bases da teoria; com ênfase para o conceito de indivíduo como, simultaneamente, sujeito e objeto de aprendizagem.

“O maior sinal de sucesso para um professor é poder dizer: as crianças estão trabalhando como se eu não existisse”

Maria Montessori

Ao defender o respeito às necessidades e aos interesses de cada estudante, de acordo com os estágios de desenvolvimento, correspondentes às faixas etárias; Montessori argumentava que seu método não contrariava a natureza humana e, por isso, era mais eficiente do que os tradicionais. Assim, os pequenos conduziriam o próprio aprendizado e ao professor caberia acompanhar o processo e detectar o modo particular de cada um de manifestar o seu potencial.

Montessori acreditava que nem a educação nem a vida deveriam se limitar às conquistas materiais e que assim, os objetivos individuais mais importantes seriam: encontrar um lugar no mundo, desenvolver um trabalho gratificante e nutrir paz e densidade interiores para ter capacidade de amar.

A educadora acreditava que esses seriam os fundamentos de quaisquer comunidades pacíficas, constituídas de indivíduos independentes e responsáveis.

“A prova de sucesso de nossa ação educativa é a felicidade da criança.”

Maria Montessori

Maria Montessori não foi apenas uma educadora perspicaz e inovadora. Ela foi uma mulher à frente do seu tempo, que nasceu no século XIX e viveu até meados do século XX. Ela enfrentou ser a primeira estudante de medicina na Universidade de Roma e uma das primeiras na Itália, se opondo à própria família; sofreu com a discriminação por ser mulher; teve embates com o fascismo de Mussolini, assumiu a condição de ser mãe solteira em uma Itália extremamente religiosa e conservadora; viajou por inúmeros países; militou pela Paz e elaborou um sistema educacional que até os dias de hoje se mostra atual e eficaz.

Assim, ao escrever sobre Maria Montessori, notamos que este é um tema inesgotável para muitas folhas: suas descobertas; práticas; materiais de desenvolvimento e os livros que escreveu são elementos de estudo e reflexão há mais de cem anos.

Nós, da Aldeia, que carregamos “Montessori” no nome, somos a prova viva do legado imenso dessa italiana que, nascida na pequena cidade de Chiaravalle, se tornou internacional.

A escolha da linha pedagógica da nossa escola está diretamente relacionada ao nosso encantamento com toda uma filosofia e concepção metodológica que coloca a criança no centro da educação; uma vez que valoriza o papel do aluno no processo de aprendizagem, não mais como um “objeto” a ser “preenchido”; com a Educação para a Paz que envolve e sedimenta as ações.

Ao longo dos nossos mais de 40 anos de atividade, cada dia que passamos temos a certeza de que a nossa opção pelo Montessori é o que nos permite oferecer às crianças e suas famílias uma ferramenta múltipla, plural, atemporal; que se adequa ao potencial de cada indivíduo para que viva melhor coletivamente.

Por isso, neste 31 de agosto de 2020, a Aldeia Montessori, juntamente com centenas de instituições educacionais espalhadas por todos os continentes, celebra com muita alegria os 150 anos do nascimento de Montessori.

Confira também: O tempo das crianças: estimulando criatividade com equilíbrio

Conheça nossas Redes Sociais!

Facebook e Instagram